O Hospital de Deventer leva a fundo o conceito de construção flexível e adaptável. Os elementos construtivos são pré-fabricados e modulares de fácil montagem. Os edifícios são separados, cada um com suas próprias características, evitando a monotonia de um único bloco.

O design do edifício é flexível e responde às mudanças nos cuidados de saúde. O hospital é adaptável à evolução das necessidades de espaço. A estrutura é composta por pilares redondos, vigas de aço e painéis coloridos removíveis na fachada. Além disso, as paredes interiores podem ser facilmente removidas. Tanto o tamanho e distribuição são relativamente fáceis de adaptar a diferentes necessidades.
Os edifícios são separados, cada um com suas próprias características. A frente do edifício possui estrutura de aço, cerca de 8 metros acima do nível do solo, com possibilidade de futuras ampliações. No centro há um grande quadrado com ponto de ônibus e locais onde os pacientes podem ser deixados por táxis e carros. A garagem abaixo do edifício é metade abaixo do nível do solo, assim o térreo foi elevado, permitindo volumes flutuantes debaixo do telhado.


Visita da arquiteta Moema Loures, sócia do escritório Arto Arquitetura, ao hospital Deventer na Holanda.